Transformação Tecnológica na Libertadores
A final da Libertadores, que reuniu Palmeiras e Flamengo em Lima, foi muito mais do que um esperado confronto esportivo. A Conmebol aproveitou a ocasião para implementar uma série de inovações tecnológicas, tanto dentro quanto fora de campo, com o intuito de enriquecer a experiência do torcedor e otimizar a operação do jogo.
Dentre as novidades, o impedimento semi-automático se destacou. Esta ferramenta já foi utilizada em outras competições, mas ainda está em fase de introdução na América do Sul. Embora o custo específico para este evento não tenha sido divulgado, a Federação Paulista havia investido cerca de R$ 500 mil por partida em finais estaduais. Por sua vez, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) firmou uma parceria de longo prazo com um custo estimado em R$ 100 mil por jogo.
Leia também: Inovações Tecnológicas Transformam o Agronegócio Brasileiro com IA e Visão Computacional
Fonte: soudejuazeiro.com.br
Leia também: PGR se opõe a vínculo trabalhista entre motoristas de aplicativos e plataformas digitais
Fonte: olhardanoticia.com.br
Fora de campo, as inovações foram ainda mais abrangentes. A Conmebol contratou a empresa de tecnologia Imply para gerenciar toda a jornada de ingressos, controle de acesso e suporte no dia do evento, repetindo o modelo que teve sucesso nas finais de Guayaquil, em 2022, e no Rio de Janeiro, em 2023. Para a final em Lima, foi necessário ampliar a estrutura já existente.
Um total de mais de 400 profissionais, incluindo operadores, analistas, técnicos, engenheiros e gestores especializados em grandes eventos, foi mobilizado para garantir o bom andamento da competição. O planejamento incluiu uma resposta ágil a um público significativo, com mais de 200 dispositivos móveis de validação estabelecidos pelo estádio, abrangendo as catracas de acesso.
Sergio Meinhardt, Diretor de Operações da Imply ElevenTickets, destacou a evolução tecnológica que foi implementada para esta final. “A operação deste ano teve um salto significativo em tecnologia. A plataforma de vendas foi atualizada e adaptada para o evento. Realizamos integrações com os sistemas dos clubes Palmeiras e Flamengo, permitindo que os sócios torcedores tivessem a conveniência da compra antecipada. Também lançamos um aplicativo exclusivo, o Wallet Conmebol 2025, que proporciona segurança e praticidade ao público, eliminando a necessidade de trocar vouchers por ingressos físicos, graças ao sistema de QR Code Dinâmico para o acesso ao estádio”, explicou Meinhardt.
Leia também: Jerônimo Destaca Bahia como Líder em Energia Renovável em Visita a Belém
Fonte: daquibahia.com.br
Novas Parcerias e Inovações Digitais
Além disso, a Conmebol anunciou em Lima uma nova parceria estratégica com a Atos, uma empresa francesa especializada em transformação digital, com mais de 30 anos de experiência em esportes e grandes eventos. O acordo, que se estenderá até dezembro de 2026, inclui o desenvolvimento e a manutenção de um novo site e aplicativo para as competições da Libertadores e Sul-Americana.
O objetivo dessa colaboração é estreitar a relação entre as competições e os torcedores, disponibilizando interfaces mais ágeis, intuitivas e conectadas, além de organizar melhor a ativação das marcas dos patrocinadores dentro dos ambientes digitais das duas competições.
Nelson Campelo, CEO da Atos América do Sul, enfatizou que a prioridade é aprimorar a experiência do público. “Nada é mais valioso no esporte do que a conexão com o torcedor. Esta parceria com a Conmebol é um passo vital para levar inovação contínua aos nossos parceiros, por meio de soluções disruptivas. Ao transformar a vivência de milhões de torcedores no futebol, reforçamos nossa capacidade de oferecer tecnologia de alto desempenho e uma experiência digital de excelência”, afirmou Campelo.
