Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Jornal Vila Velha
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Jornal Vila Velha
    Saúde

    Tempestades Severas Atingem Cidades do Espírito Santo e Causam Devastação

    admin_jornal_vilavelhaBy admin_jornal_vilavelha5 de novembro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Imagem do artigo
    Vídeos mostram estragos em Marechal Floriano, Muniz Freire e outras cidades afetadas pela tempestade.

    Impactos das Tempestades no Espírito Santo

    Recentemente, cidades do Espírito Santo enfrentaram tempestades severas que deixaram marcas significativas. Em Marechal Floriano, um morador registrou em vídeo a impressionante cena de um imponente pé de jequitibá, com mais de 20 metros de altura, que foi arrancado pela raiz à beira de um córrego. “Desceu um tornado aqui, alguma coisa aconteceu”, revelou o morador, visivelmente surpreso com a força da tempestade.

    Já em Muniz Freire, o cenário foi ainda mais preocupante. A estrutura de um estabelecimento comercial desabou, e árvores foram derrubadas, cobrindo veículos com folhas. Durante a tempestade, também houve registro de granizo, aumentando a preocupação entre os habitantes.

    Em Venda Nova, moradores se anteciparam à chuva e compartilharam imagens nas redes sociais do céu carregado, repleto de relâmpagos, sinalizando a aproximação da tempestade.

    Leia também: Festival Internacional de Corais Transforma Tubarão em Centro Cultural Vibrante

    Fonte: reportersorocaba.com.br

    Leia também: Teia Municipal de Aracruz: Fortalecendo a Cultura e Consolidando Propostas para o Futuro

    Fonte: amapainforma.com.br

    Na cidade de Conceição do Castelo, a situação não foi diferente. A população viveu momentos de apreensão com a forte chuva, acompanhada de rajadas de vento que geraram medo e incertezas.

    Defesa Civil Avalia Situação

    A equipe do Folha Vitória entrou em contato com a Defesa Civil Estadual que, até o momento, não havia registrado ocorrências significativas relacionadas às tempestades. Contudo, a Defesa Civil destacou que um sistema de baixa pressão sobre o oceano Atlântico tem contribuído para o surgimento dessas tempestades severas na mesorregião Sul Espírito-Santense.

    Em uma nota oficial, as autoridades relataram que foram registradas rajadas de vento de 69,1 km/h em Guaçuí e uma precipitação de quase 50 mm entre 18h10 e 18h30 em Muniz Freire. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu um alerta amarelo para o município de Alegre, mesmo sem acumulados significativos (20 mm nas últimas seis horas).

    Leia também: Exposição Celebrando a Diversidade Maranhense no Centro de Cultura Domingos Vieira Filho

    Fonte: soudesaoluis.com.br

    Leia também: XIV Colóquio de Economia Política da Comunicação e Cultura: Reflexões e Lançamentos na Casa de Rui Barbosa

    Fonte: soudejuazeiro.com.br

    A Defesa Civil Estadual destacou que, neste momento, há uma diminuição na intensidade da chuva em Muniz Freire, mas a precipitação continua forte em Ibatiba, Iúna, Irupi, Afonso Cláudio e Brejetuba. A previsão é que as chuvas com descargas elétricas avancem para o Norte do Estado nas próximas horas, embora com redução da intensidade durante o deslocamento.

    Orientações à População

    Em decorrência do forte temporal, a Prefeitura de Muniz Freire emitiu uma nota na noite de terça-feira, orientando os moradores que vivem em áreas ribeirinhas ou próximas a encostas a buscarem abrigo em locais seguros. As autoridades municipais estão em campo avaliando os danos e monitorando as áreas afetadas para garantir a segurança da população.

    A Defesa Civil Municipal está disponível para emergências pelo telefone (28) 98882-9566, assegurando que a população tenha suporte necessário durante essa fase crítica.

    Previsão Meteorológica Indica Riscos

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas sobre chuvas intensas e tempestades, com risco de granizo, válidos para todo o Estado até a manhã desta quarta-feira (5). Segundo o Inmet, as regiões Sul e Serrana, bem como os municípios de Viana e Vila Velha, podem ser impactados por quedas de granizo. No total, 36 municípios estão sob alerta.

    Um segundo alerta abrange 49 cidades, onde as chuvas podem oscilar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos que variam de 40 a 60 km/h. As áreas Sul e Serrana estão especialmente suscetíveis a danos nas plantações, o que agrava ainda mais a situação para os agricultores locais.

    chuva granizo cultura no Espírito Santo Defesa Civil tempestades severas
    admin_jornal_vilavelha
    • Website

    Related Posts

    Câmara Municipal de Aracaju Concede Título de Cidadania ao Dr. Rubens dos Anjos

    5 de novembro de 2025

    Tempestades Severas: Moradores Relatam Tornado e Destruição em Cidades do Espírito Santo

    5 de novembro de 2025

    Lei Seca em Ação: 41 Motoristas Flagrados em Operação no Espírito Santo

    5 de novembro de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.