Visita técnica do CDC reforça vigilância em saúde no Espírito Santo
O Espírito Santo foi um dos três estados brasileiros escolhidos para receber a visita técnica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC), dos Estados Unidos. A ação, realizada entre os dias 18 e 22 de maio, integra uma cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e o CDC, com o objetivo de fortalecer a Vigilância em Saúde no Brasil. No Espírito Santo, o foco da visita foi conhecer as boas práticas estaduais na vigilância dos vírus respiratórios.
Importância do Espírito Santo no cenário nacional de vigilância
O CDC é a maior autoridade em recomendações de saúde nos Estados Unidos e, além do Espírito Santo, a comitiva formada pelas epidemiologistas Cassandra Jones e Daniella Trowbridge, profissionais do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também visitou os estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Walquíria Almeida, assessora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios, destacou os motivos para a escolha do Espírito Santo na agenda de cooperação técnica. “A vigilância dos vírus respiratórios vem se desenvolvendo muito no Espírito Santo nos últimos anos, e nós temos observado os resultados. O estado tem uma sensibilidade e uma resposta melhor em relação ao número de unidades sentinelas. Além das respostas, têm hospitais, notificações, e foi o primeiro caso de influenza aviária no Brasil, em 2023, e isso nos trouxe curiosidade de poder ver como estão trabalhando, olhando esse fortalecimento”, afirmou.
Programação e locais visitados durante a agenda
Essa cooperação técnica entre Brasil e CDC visa o aprimoramento das ações de vigilância, monitoramento e assistência referentes aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Durante a estadia, a comitiva realizou visitas importantes, como ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES), ao Pronto Atendimento Dr. Antônio Batalha de Barcellos (PA Glória), em Vila Velha, e ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, que foi a principal unidade referência durante a pandemia da Covid-19.
Também estiveram na unidade sentinela localizada em Santa Maria de Jetibá e conheceram as áreas que compõem a rede de Vigilância de Vírus Respiratórios do estado. A programação ainda incluiu a apresentação do Plano de Ação Mosaico, metodologia desenvolvida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Leia também: CICC de Arboviroses: Um Ano de Avanços na Luta Contra Dengue no Espírito Santo
Leia também: Bahia Brilha na Promoção de Práticas Eficazes em Vigilância em Saúde
Fonte: acreverdade.com.br
Expectativas para o futuro da vigilância em saúde no estado
Orlei Cardoso, subsecretário Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), agradeceu a visita e ressaltou as expectativas para o aprimoramento dos processos locais. “Ficamos muito felizes em recebê-las e que (a visita) possa nos trazer contribuições que nos ajude a inovar ainda mais no nosso processo de trabalho, no que temos desempenhado”, destacou.
Walquíria Almeida explicou que a equipe do CDC permanecerá no Brasil até o dia 25 de maio, e as visitas técnicas continuarão em mais seis estados. Ao término, serão elaborados relatórios com base nas informações coletadas durante as visitas, que serão encaminhados aos estados. Paralelamente, os estados também criarão documentos com suas observações sobre a visita, configurando um feedback mútuo.
Conhecendo o Lacen/ES e demais instituições
Na abertura da programação, os profissionais visitaram o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), onde conheceram a estrutura laboratorial, os fluxos de diagnóstico e monitoramento dos vírus respiratórios, além das estratégias para fortalecer a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.
Rodrigo Rodrigues, diretor do Lacen/ES, ressaltou o reconhecimento que a visita representa para o laboratório e a rede estadual de Vigilância em Saúde. “No laboratório, há investimento contínuo para fortalecer a vigilância laboratorial de última geração, qualificar as equipes e incorporar metodologias que permitam respostas cada vez mais rápidas e precisas para o monitoramento dos vírus respiratórios”, afirmou.
Além do Lacen/ES, a comitiva conheceu o Pronto Atendimento Dr. Antônio Batalha de Barcellos (PA Glória), em Vila Velha, e participou de reuniões com profissionais da Secretaria da Saúde (Sesa), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
Leia também: Vacinação em Lucas do Rio Verde: UBS Jardim Primaveras Aberta no Sábado (21)
Fonte: soupetrolina.com.br
Durante esses encontros, foram debatidos temas como a vigilância universal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a vigilância sentinela da síndrome gripal, a vigilância universal da Covid-19, além do cenário epidemiológico e indicadores de monitoramento. Também foram abordados os fluxos da Assistência Farmacêutica para tratamento oportuno da Influenza e Covid-19, coberturas vacinais, cenário epidemiológico laboratorial e organização da Influenza Zoonótica. A atuação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) no suporte à vigilância dos vírus respiratórios também foi tema da agenda.
Visita ao Hospital Jayme Santos Neves reforça práticas assistenciais
No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, a visita ocorreu no dia 19 de maio. Os representantes conheceram os fluxos assistenciais da unidade, os protocolos adotados para pacientes graves e as práticas que garantem a qualidade do atendimento.
A médica Mariana Ribeiro Macedo, referência técnica de Vigilância da Influenza e Meningites do PEI/Sesa, explicou que o objetivo foi “compreender o funcionamento da rede de atendimento, identificar experiências exitosas que possam ser compartilhadas com outras unidades federativas e promover a troca de conhecimentos entre as equipes”.
Entre os pontos discutidos estiveram o acesso oportuno aos medicamentos, a adesão aos protocolos clínicos, a organização dos fluxos assistenciais e o monitoramento dos pacientes com quadros respiratórios graves. A visita também permitiu uma avaliação das estruturas e ações da unidade para garantir um atendimento seguro e eficiente.
Leonardo Goltara, diretor-técnico do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, salientou que a visita representa o reconhecimento do trabalho das equipes assistenciais e de vigilância, além de reforçar o papel estratégico da unidade na rede estadual. “O intercâmbio de experiências contribui para o aprimoramento contínuo dos processos e fortalece a capacidade de resposta frente aos desafios impostos pelas doenças respiratórias graves”, afirmou.
