Um Carnaval de Alegria e Tradição
No último sábado (21), o bloco Kustelão, que marca sua 23ª edição, atraiu uma multidão vibrante de foliões na avenida Norte-Sul, em Vitória. Com o som contagiante de clássicos do axé e hits dos anos 90, o evento contou com a presença de um trio elétrico e as apresentações da Banda Movimento, além de talentosos percussionistas.
Este ano, a temática escolhida foi a Copa do Mundo, e muitos participantes capricharam nos looks, vestindo o uniforme da Seleção Brasileira de futebol. Segundo Joubert de Oliveira, guitarrista da Banda Movimento e um dos organizadores do bloco, a expectativa era de que mais de 50 mil pessoas comparecessem para a folia.
“Nosso objetivo é prestar uma homenagem ao Brasil pela Copa do Mundo, refletindo nosso orgulho, mas sem entrar na esfera política. Embora o Carnaval tenha sua data de término, em Vitória esse clima de festa continua, e ainda teremos várias apresentações de outros blocos durante o mês de março. É maravilhoso ver toda essa energia e alegria”, comentou Joubert.
Um Novo Rumo para o Bloco
O desfile teve início nas proximidades do Kartódromo de Jardim Camburi e seguiu até a orla, uma mudança estratégica em relação ao passado. “Até 2010, o bloco percorria as ruas do bairro, mas, devido ao crescimento do evento e os transtornos causados, decidimos migrar para a avenida Norte-Sul, proporcionando mais espaço para os foliões e minimizando os impactos sobre os moradores”, explicou o organizador.
Joubert destacou ainda a trajetória da Banda Movimento, que já conta com impressionantes 32 anos de história. “Iniciamos unindo percussão e guitarra, tocando Música Popular Brasileira (MPB) e nos divertindo entre amigos. Com o tempo, começamos a tocar axé e, voilà, estávamos no Carnaval”, relembrou com um sorriso no rosto.
Pós-Festa e Novidades
Uma das novidades deste ano foi a realização de um pós-festa oficial do Kustelão, batizada de “Saidêra”. A festa aconteceu no Oásis Beach Club, na praia de Camburi, e contou com shows de artistas como Pagode do Abreu e Saulin, além das performances dos DJs Koreia e Lukão. “Quem adquiriu o abadá do bloco teve acesso gratuito. Esta foi mais uma maneira de estender a festa de Carnaval este ano”, acrescentou Joubert.
Foliões em Sintonia com a Seleção
Entre os muitos foliões, um grupo de seis amigos se destacou ao comparecer ao evento com o uniforme da Seleção Brasileira. Andreza Salvador, de 43 anos, Marineide Gomes, de 47, Juliana Rocha, de 42, Edgar Laborne, de 33, Rayane Barreto, de 31, e Thiago do Amaral, de 29, expressaram seu amor pelo Brasil. “Vamos levar essa energia até a Copa do Mundo”, disse Andreza. “O Brasil está no nosso coração, e estamos aqui para fazer novas amizades e celebrar a alegria.”
Uma Homenagem à Dama do Rock
A festa também teve espaço para homenagens. As jovens Rayssa Camporeze, de 22 anos, e Beatriz Colodete, de 20, participaram do Kustelão com trajes pretos e óculos vermelhos, uma referência à icônica Rita Lee. “Nós nos consideramos as ovelhas negras do bloco, viemos curtir e prestar nossa homenagem à eterna Rita Lee”, afirmou Beatriz. Rayssa complementou: “Estamos super animadas para fechar o Carnaval com o Kustelão. Mesmo de preto, estamos aqui para aproveitar o axé, porque Carnaval é tempo de celebrar a música em todas as suas formas.”
