Inscrições Abertas para Cursos Técnicos
A Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu) deu início, nesta quarta-feira (28), ao período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, voltado para cursos técnicos de nível médio na modalidade concomitante. Essa iniciativa ocorre em parceria com o Sistema S, que abrange instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social do Transporte, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de fevereiro de 2026, às 23h59, exclusivamente pelo site www.selecaoaluno.es.gov.br.
Serão oferecidas 2.117 vagas em 13 municípios do estado, incluindo Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vitória e Vila Velha. As oportunidades abrangem áreas com alta demanda no mercado de trabalho, como Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Eletrotécnica, Eletromecânica, Estética, Informática, Informática para Internet, Logística, Mecânica e Segurança do Trabalho.
Potencializando Trajetórias de Carreira
Este processo seletivo é destinado aos estudantes da Rede Pública Estadual que estão cursando a 1ª ou a 2ª série do Ensino Médio regular, além da 1ª ou 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio. O principal objetivo é ampliar o acesso à educação profissional de forma integrada à formação escolar. A proposta visa permitir que os estudantes consigam conciliar os estudos da educação básica com a formação técnica, adquirindo conhecimentos práticos e competências alinhadas às exigências do mercado de trabalho.
Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação, enfatizou que essa iniciativa é um passo importante na construção de trajetórias mais promissoras para os jovens capixabas. “A educação profissional amplia horizontes e cria conexões diretas entre a escola e o mercado de trabalho. Oferecendo cursos técnicos em parceria com o Sistema S, garantimos que nossos estudantes tenham acesso a uma formação de qualidade, que considera as necessidades do mercado, sem comprometer a continuidade dos estudos. Esta política gera oportunidades, promove a inclusão e contribui para o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou.
