Conferência Nacional Reúne Especialistas e Atores Sociais
A II Conferência Nacional de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil, marcada para os dias 8, 9 e 10 de junho de 2026, promete ser um importante fórum para debatê-la a relevância do Brasil em um cenário global em constante mudança. O evento, que ocorrerá em um contexto repleto de crises geopolíticas, econômicas, ambientais e institucionais, reunirá pesquisadores, formuladores de políticas, representantes da sociedade civil e estudantes. O objetivo central é discutir os desafios e as oportunidades da política externa brasileira no século XXI.
Esta conferência, que se insere no âmbito das presidências do Brasil no G20, BRICS e COP, foca na Política Externa Brasileira (PEB) e sua relação com o desenvolvimento, a democracia e a reconfiguração do Sul Global. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de explorar temas cruciais, como as dinâmicas do BRICS, a emergência climática, e as relações do Brasil com a África, os Estados Unidos e a América Latina. Além disso, serão abordados os dilemas contemporâneos da governança global e a complexa policrise internacional.
Capilaridade e Inclusão na Discussão
Com um foco em inclusão e diversidade, a conferência conta com a participação de sete Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, abrangendo cinco macrorregiões do Brasil. Essa articulação visa fortalecer a colaboração entre instituições de ensino e contribuir para a redução das desigualdades regionais no Sistema Nacional de Pós-Graduação. A conferência também terá uma forte dimensão internacional, contando com a presença de convidados estrangeiros e intercâmbios com fundações e centros de pesquisa internacionais.
A programação do evento inclui mesas-redondas, conferências de alto nível e atividades formativas, como minicursos direcionados a professores da educação básica. Um seminário dedicado à apresentação de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação também está previsto, além da publicação de livros que compilarão os resultados das discussões. A participação de estudantes é incentivada, com a oferta de gratuidade, espaços para decisões e oportunidades para a apresentação e divulgação de pesquisas científicas.
Contribuições para a Democratização da Política Externa
O encontro reforça o compromisso com a democratização da política externa, promovendo a produção de conhecimento que tenha relevância social e propondo soluções para uma inserção internacional mais justa, autônoma e sustentável do Brasil. A organização do evento conta com a colaboração da PRI (UFABC), do PPGRI – Estudos do Sul Global (UNIFESP), da OPEB, da Fundação Perseu Abramo (FPA) e da Fundação Friedrich Ebert (FES), com o apoio da CAPES.
Mesas Confirmadas e Temas em Debate
Dentre as mesas já confirmadas, destaca-se a com o tema “Sul Global, China e o Brics”, que contará com a participação da professora Ana Saggioro Garcia da UFRRJ, do coordenador Diego Azzi da OPEB e do professor Paulo G. Fagundes Visentini da UFRGS. Na mesa sobre “A Política Externa Brasileira e a Emergência Climática”, estarão presentes Yamila Goldfarb da UFABC, Carlos Roberto Sanchez Milani da UERJ, e Mayane Bento Silva da Universidade do Estado do Pará. As discussões sobre as relações do Brasil com os Estados Unidos também estão confirmadas, sob a coordenação de Ismara Izepe de Souza da Universidade Federal de São Paulo.
Ainda estão em construção mesas sobre o Conselho Nacional de Política Externa (CONPEB), relações brasileiras com a África e a Europa, além de perspectivas internacionais sobre o Brasil. Atividades extras incluem minicursos direcionados a professores do ensino médio e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Um Legado de Reflexão e Ação
A II Conferência Nacional de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil surge como uma resposta necessária à conjuntura internacional complexa e às recentes tensões no cenário global. Assim como a I Conferência, realizada há 13 anos com a presença de líderes como o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros, este novo encontro busca proporcionar um espaço para reflexão e ação em prol da construção de um futuro mais justo e solidário para o Brasil no contexto internacional.
