Investimentos e Concursos em Vila Velha
Durante uma entrevista à colunista Fabi Tostes, do Folha Vitória, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho, revelou planos significativos para o município. A conversa faz parte de uma série de entrevistas com autoridades da Grande Vitória, onde discutem as realizações desde o início de seus mandatos e as expectativas para o futuro.
Conforme Arnaldinho, todas as secretarias da cidade estão empenhadas em estudos para identificar a demanda por novos profissionais efetivos. Além disso, os aprovados no último concurso da Guarda Municipal estão previstos para iniciar suas funções em abril, após completarem o curso de formação.
Na sequência, o prefeito apresentou os principais projetos e anúncios para este ano, que prometem impactar positivamente a cidade e sua população.
Urbanização do Morro do Moreno
Um dos tópicos em destaque foi o ambicioso projeto de urbanização do Morro do Moreno, que enfrentou desafios legais antes de sua liberação. Arnaldinho afirmou que, após a autorização das intervenções, as obras foram iniciadas, com expectativa de entrega até o final do ano.
“Essa obra vai transformar a vida das pessoas e a característica turística de Vila Velha e do Espírito Santo. Imagine um acesso ao topo do morro com drenagem, pavimentação e iluminação adequadas. Haverá um centro de atendimento ao turista com segurança permanente, além de uma equipe de fiscalização ambiental”, detalhou o prefeito.
O projeto inclui a construção de sete mirantes e uma cafeteria, mas Arnaldinho comentou que houve uma mudança em relação à proposta inicial: “Estamos averiguando a melhor opção para o transporte até o topo. O teleférico se mostra mais viável e ambientalmente sustentável do que o bonde”, acrescentou.
Casa da Mulher Brasileira
Outro compromisso do prefeito é a entrega da Casa da Mulher Brasileira, prevista para abril de 2025. Sobre os atrasos na obra, Arnaldinho esclareceu que a lentidão nos repasses federais impactou o cronograma. “Não foi culpa do município, mas sim da demora no envio dos recursos. Assim que o dinheiro chegar, poderemos finalizar a obra”, afirmou.
Este espaço será dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo assistência para que possam entrar em contato com as autoridades competentes, como polícia e Justiça.
Projetos de Infraestrutura
Além das iniciativas anteriores, o prefeito articulou que Vila Velha contará com novas entregas de infraestrutura até 2026. Entre os novos desenvolvimentos, está uma orla de sete quilômetros que se estenderá da Nova Ponta da Fruta até Interlagos, com ciclovia, pavimentação e drenagem, como destacou Arnaldinho.
O prefeito também mencionou a criação de corredores de mobilidade urbana, que ligarão o Terminal de Vila Velha à Praça do Ciclista, passando por bairros estratégicos como Soteco, Boa Vista e Santa Mônica. “Serão 14 quilômetros de requalificação desse corredor, que incluirá a ciclovia no canteiro central e calçadas acessíveis”, explicou.
Caberá, ainda, a licitação da ligação da Ponte da Madalena até Interlagos, permitindo que a orla de Vila Velha seja completamente conectada. “O objetivo é que quem sair da Praia da Costa consiga chegar até a divisa com Guarapari utilizando a ciclovia à beira-mar”, finalizou Arnaldinho.
