Iniciativas em Madureira e Campinho
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro realiza, na próxima terça-feira (30/12), uma série de ações voltadas para a prevenção das arboviroses, que incluem dengue, zika e chikungunya. As atividades acontecerão nos bairros de Madureira e Campinho, na Zona Norte, além de Realengo e Sepetiba, na Zona Oeste da cidade. Essas ações fazem parte da estratégia ‘SVS na Rua’, que tem como objetivo intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti durante os períodos de maior incidência das doenças transmitidas por esse vetor.
Até o dia 20 de dezembro deste ano, a SMS registrou um total de 12.347.698 visitas a imóveis, com o intuito de prevenir e controlar a proliferação do Aedes aegypti. Além disso, foram tratados ou eliminados 1.648.493 recipientes que poderiam servir como criadouros para os mosquitos. Em 2024, as vistorias realizadas atingiram a marca de 11,6 milhões, com a eliminação ou tratamento de mais de 1,8 milhão de recipientes.
Ações Educativas e Mobilização Social
Além das inspeções e do tratamento de focos, a Secretaria de Saúde também realiza ações educativas e de mobilização social, com o objetivo de conscientizar a população sobre as medidas necessárias para a prevenção das arboviroses urbanas. A iniciativa visa despertar um senso de responsabilidade sanitária tanto individual quanto coletiva entre os cidadãos. Para isso, a população é incentivada a fazer pedidos de vistoria ou a denunciar possíveis focos do mosquito por meio da Central 1746.
