Desfile do Bloco Que Loucura no Carnaval de Vitória
Na próxima sexta-feira, dia 30, acontece o último ensaio do bloco Que Loucura, que se prepara para abrir o Carnaval do Centro Histórico de Vitória no dia 6 de fevereiro. Este ano, o bloco conta com a participação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e pessoas que são atendidas na Rede de Atenção Psicossocial (Raps), além de apoiadores da luta antimanicomial e antiproibicionista, que defendem o cuidado em saúde mental em liberdade.
A concentração dos foliões ocorrerá a partir das 17 horas, no Sambão do Povo. A participação no desfile será gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados poderão se inscrever por meio do link que será disponibilizado em breve no perfil do bloco no Instagram. As atividades de ensaio já começaram, com encontros semanais nas sextas-feiras, às 9 horas, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) São Pedro, em Vitória.
Parceria e Proposta do Bloco
A proposta de mais um desfile no Carnaval de Vitória é fruto de uma colaboração com a Liga das Escolas de Samba. Esta parceria é de extrema importância, pois visa dar visibilidade à saúde mental como uma questão de política pública pelo SUS. A professora Fabíola Xavier, do Departamento de Serviço Social, ressalta que é possível cuidar das pessoas em sofrimento psicossocial e em uso de substâncias químicas de forma digna e em liberdade, no seio da comunidade, sem que as internações sejam vistas como a única solução viável.
Com uma abordagem leve e alegre, os foliões do Que Loucura pretendem atrair a atenção para a necessidade de um atendimento em saúde mental que seja público, acessível e gratuito, disponível em diferentes unidades de saúde e CAPS. “É essencial que a sociedade entenda que pessoas em sofrimento mental têm o direito de viver em sociedade. Não precisamos mais segregar essas pessoas em clínicas ou hospitais psiquiátricos. É fundamental quebrar estigmas e preconceitos, evitando gerar mais sofrimento”, enfatiza Fabíola.
Contribuições e Arrecadações para o CAPS
Durante o desfile, haverá a venda de abadás, e todo o valor arrecadado será destinado aos usuários do CAPS Beija Flor, localizado em Vila Velha (ES). Os pedidos para aquisição devem ser feitos através do WhatsApp, pelo número (27) 99707-9352, com a organização do bloco.
O evento promete não apenas uma celebração do Carnaval, mas também uma potente manifestação de apoio e conscientização sobre a saúde mental. Com a participação ativa de diversos setores da sociedade, espera-se que o desfile inspire uma reflexão sobre a importância do cuidado inclusivo e da valorização da vida em comunidade.
