Oportunidades para o Agronegócio Latino-Americano
BRASÍLIA – De acordo com um relatório da Eurasia Group, o agronegócio latino-americano desponta como o principal beneficiário do acordo comercial firmado entre o Mercosul e a União Europeia. Enquanto isso, a indústria europeia, especialmente os setores pesados, também deve ver ganhos significativos, destacando-se entre os exportadores do bloco.
Os analistas destacam que “empresas europeias de veículos, maquinário e produtos farmacêuticos estarão particularmente bem posicionadas”. Além disso, alguns segmentos do agronegócio europeu, como os produtores de vinho e alimentos premium, que são frequentemente protegidos por indicações geográficas, devem sentir os benefícios do acordo, os quais serão incorporados ao Mercosul com poucas exceções.
A assinatura do tratado de livre comércio está prevista para este sábado, dia 17, no Paraguai. A Eurasia prevê que a implementação do acordo se inicie em 2027, a depender da agilidade de aprovação pelos Parlamentos dos países que fazem parte do bloco.
Impacto Econômico e Perspectivas Futuras
Embora as expectativas em relação ao impacto econômico do acordo sobre o PIB tanto do Mercosul quanto da União Europeia sejam modestas, a Eurasia aponta que esses números não devem ser subestimados. Segundo estimativas de 2020, o pacto poderá adicionar 0,1% (cerca de € 11 bilhões) ao PIB da UE e 0,3% (aproximadamente € 7,4 bilhões) ao PIB do Mercosul durante os primeiros 12 anos após sua implementação.
A consultoria também observa que a parceria econômica trará vantagens que vão além do simples aumento no PIB. Apesar da modesta projeção de crescimento, a redução de custos e a ampliação das oportunidades de negócios em ambos os lados são consideradas significativas.
Pequenas e médias empresas estarão entre as principais beneficiadas, com a expectativa de atração de mais investimentos, conforme aponta a Eurasia. O Mercosul poderá expandir seu papel nas cadeias globais de valor, recebendo um influxo de capital europeu que pode transformar o cenário de negócios na região.
Integração e Novas Oportunidades
Além dos benefícios diretos, o Mercosul deverá aproveitar vantagens indiretas da integração mais profunda nas cadeias globais de suprimento, bem como da potencialidade de novas oportunidades de investimento. A Eurasia destaca a importância do uso do acordo por ambos os blocos para avançar em suas ambições geopolíticas, em resposta às dinâmicas de mercado norte-americanas e à concorrência com a China.
Os analistas enfatizam que as tendências geopolíticas, somadas ao desejo compartilhado de expandir mercados de exportação e assegurar cadeias de suprimento, devem fortalecer ainda mais os laços econômicos entre a União Europeia e o Mercosul, especialmente em um contexto de crescente instabilidade geopolítica. “A riqueza de recursos do Mercosul adiciona outra dimensão geopolítica”, ressaltam os especialistas, apontando para um futuro promissor para o agronegócio no continente.
