Iniciativa visa promover educação e segurança entre jovens de Vila Velha
Inicia nesta segunda-feira (26) a edição de 2026 do Projeto BOM Peixinho, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Nesta fase, 40 crianças com idades entre 9 e 12 anos, residentes em Vila Velha, participarão da colônia de férias educativa que ocorrerá ao longo de sete dias.
Lançado em 2024, o projeto BOM Peixinho é uma colônia de férias que se insere dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado. Seu objetivo é atender crianças de comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo atividades educativas e saudáveis durante o período de férias escolares. O projeto é implementado em municípios que estão no foco do Eixo de Proteção Social do programa.
A principal meta do projeto é ensinar às crianças como prevenir afogamentos e reduzir riscos aquáticos. Os participantes receberão noções de prevenção, salvamento aquático e primeiros socorros. Além disso, haverá aulas que abordam temas como ética e cidadania, prevenção de incêndios, educação ambiental e consciência ecológica, bem como cuidados com a saúde e prevenção ao uso de drogas.
As atividades acontecerão à tarde, das 13h às 18h, e o cronograma prevê sete encontros. Os alunos participarão de aulas práticas em ambientes aquáticos, como praias e piscinas, além de visitas ao Projeto Tamar e ao Projeto Baleia Jubarte, além de unidades de bombeiros e policiais. O curso inclui palestras e instruções em diversos temas relevantes. Ao final do curso, os alunos que completarem todas as atividades receberão roupas de banho, itens de uso pessoal e um certificado de conclusão.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em 2025, o Espírito Santo registrou 141 mortes por afogamento. A major Gabriela Andrade, coordenadora executiva do projeto, enfatiza a importância da educação no combate a esses acidentes. “O afogamento não deve ser visto como um acidente; é um mal que pode ser evitado por meio de educação e prevenção. Com o Projeto BOM Peixinho, queremos disseminar esse conhecimento, capacitando as crianças sobre como se comportar em ambientes aquáticos, garantindo assim a preservação de suas vidas. Cada aluno se torna um multiplicador ao levar para casa o que aprendeu com o Corpo de Bombeiros”, afirmou Andrade.
