Investimentos Estruturais no TJES
A programação de melhorias do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) abrange não apenas as unidades judiciais da Grande Vitória, mas também as do interior do Estado. Seguindo a determinação da Mesa Diretora, a Secretaria-Geral estabeleceu um plano de ação que envolve a Secretaria de Engenharia, Infraestrutura e Tecnologia da Informação.
Durante o recesso do Judiciário, a nova gestão do TJES intensificou as reformas com o intuito de iniciar o novo ano com várias ações já finalizadas. O cronograma inclui obras civis e elétricas que contemplam a sede do tribunal, localizada no Edifício Greenwich, e unidades do Judiciário em regiões como a Serra. Além disso, o antigo prédio da Corregedoria, que será totalmente utilizado pela Escola da Magistratura do ES (EMES) a partir de 2026, também faz parte desse pacote de melhorias.
A Secretária de Engenharia, Grace Kelly Bazilio, destacou: “Nosso objetivo é transformar espaços em locais mais adequados para o retorno dos trabalhos em 2026 e, após isso, continuar com as reformas e melhorias, sempre focando na qualidade dos ambientes jurisdicionais e nas melhores condições de trabalho para servidores, desembargadores, juízes e, principalmente, para a população”.
Reorganização e Limpeza de Ambientes
No âmbito da Infraestrutura, a Secretaria está promovendo uma reorganização completa e limpeza dos pátios, depósitos e almoxarifados. Também está sendo realizada a distribuição de novos equipamentos de computação e adequações no setor de transportes. A Secretária de Infraestrutura, Tatiana Santos de Oliveira, comentou sobre o esforço coletivo: “Estamos fazendo um mutirão unindo esforços para um alinhamento geral de todas as áreas, para que possamos reestruturar, limpar e renovar os ambientes necessitados”.
No dia 29 de dezembro, um mutirão foi realizado no Almoxarifado e Arquivo Geral, localizado na Serra. Cerca de 30 colaboradores terceirizados de diferentes fóruns participaram da ação, que teve como objetivo higienizar e organizar o espaço, que abriga móveis, equipamentos e 400 mil caixas de arquivos provenientes de fóruns da Grande Vitória, como Serra, Cariacica, Vila Velha, Vitória, Viana e do próprio TJ.
Durante a ação, Tatiana Santos de Oliveira e o Coordenador de Suprimentos e Controle Patrimonial, Caio Vinicius Camponez Leal, estiveram presentes para supervisionar o trabalho e perceber de perto as necessidades dos servidores e colaboradores. Tatiana enfatizou a importância do trabalho integrado: “Estamos com todas as equipes empenhadas e trabalhando de forma conjunta para garantir a organização, a conservação e a eficiência dos espaços, reforçando nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados. Esse esforço conjunto faz toda a diferença”.
O chefe da Seção de Arquivo, Mauro Cosme, expressou sua satisfação com o mutirão, classificando a iniciativa como fundamental para a conservação dos arquivos e a valorização do trabalho realizado: “É um esforço que contribui diretamente para mais eficiência e qualidade no suporte prestado às unidades do Tribunal”.
Caio Vinicius Camponez Leal também comentou sobre os resultados da visita: “Durante a visita, foi possível alinhar as demandas com o chefe da Seção de Patrimônio e, já no retorno do recesso, serão entregues novos equipamentos de TI às comarcas, o que certamente ajudará a melhorar ainda mais o atendimento”.
