Capacidade Hoteleira em Alta no Espírito Santo
À medida que se aproxima o Réveillon, as praias do Espírito Santo já estão repletas, enquanto os hotéis no estado operam em sua capacidade máxima. Um levantamento recente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES) revelou que as taxas de ocupação em Vitória e Vila Velha superam 90%, e na Serra, a ocupação também é impressionante, com mais de 80% dos leitos preenchidos. Algumas unidades hoteleiras já alcançaram a lotação total.
Esses dados referem-se a hotéis associados, coletados até a segunda-feira, 29 de dezembro. De acordo com os profissionais do setor, há uma forte expectativa de que a maior parte dos estabelecimentos alcance a ocupação completa até a virada do ano.
Demanda em Alta Desde o Natal
O movimento intenso começou durante o feriado de Natal, quando a taxa média de ocupação no estado ultrapassou os 80%. Esse panorama de demanda elevada persiste à medida que o Réveillon se aproxima.
Fernando Otávio Campos, presidente da ABIH-ES, destaca que “a demanda está muito elevada, especialmente em Vila Velha, devido aos grandes investimentos em lazer e turismo, como shows e a tradicional queima de fogos”.
Litoral em Evidência
As regiões voltadas para o turismo e lazer são as que apresentam os maiores índices de ocupação. Vila Velha se destaca, com hotéis operando com mais de 90% de ocupação. Campos ressalta que “nas áreas litorâneas, já registramos 100% de lotação em alguns hotéis”.
A previsão para a alta temporada de janeiro é otimista, com a expectativa de que a ocupação média no estado supere 70%. Nos fins de semana, especialmente nas áreas litorâneas, essa taxa pode atingir a lotação máxima.
Variabilidade nas Cidades
Embora Vitória e Serra também estejam vivenciando um aumento na procura, os perfis das duas cidades são diferentes. Campos explica que “a tendência é que Serra e Vitória fiquem um pouco abaixo de Vila Velha, uma vez que essas localidades possuem um foco maior em atividades de negócios e eventos”.
Montanhas também atraem visitantes
O crescimento na taxa de ocupação não se limita às regiões litorâneas. As áreas montanhosas também estão vendo um aumento no fluxo de turistas durante este fim de ano. “Observamos um movimento significativo nas montanhas, uma vez que muitos capixabas estão optando por escapar do litoral, que já está lotado”, comenta o presidente da ABIH-ES.
Expectativa de Lotação Completa
Com a virada do ano se aproximando, o setor hoteleiro acredita que os números de ocupação ainda podem aumentar. Campos finaliza: “Ainda existem vagas em alguns estabelecimentos, mas acreditamos que a maioria dos hotéis pode alcançar a lotação total”.
