Novos Rumos no Turismo de Minas Gerais
Jorge Rebelo de Almeida, o presidente e fundador do Vila Galé, expressou sua profunda admiração por Minas Gerais durante a inauguração de um museu equestre em Ouro Preto. Em um anúncio empolgado, ele revelou a construção de um novo resort nas proximidades de Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina. “Teremos o Vila Galé Inhotim, na verdade, em Brumadinho. Os representantes do museu me pediram para não usar o nome do instituto de arte. Então, chamaremos de Vila Galé Brumadinho, para evitar confusões. Mas a localização será próxima ao museu, essa informação eu já tenho”, afirmou Jorge, elogiando Bernardo Paz, o visionário por trás de Inhotim, ressaltando que “a experiência que ele criou é digna de mais reconhecimento no Brasil”.
A administração municipal de Brumadinho, situada na região metropolitana de Belo Horizonte, formaliza nesta quarta-feira (5 de novembro) a doação de um terreno para a construção do hotel da rede portuguesa Vila Galé, a ser situado perto do Instituto Inhotim. O investimento totaliza até R$ 180 milhões, conforme divulgado pelo próprio Jorge Rebelo de Almeida. O novo complexo contará com 308 apartamentos, uma piscina ornamental e um lago de grandes dimensões.
As obras estão programadas para iniciar em 2026, com a inauguração prevista para abril de 2028. O prefeito Gabriel Parreiras (PRD) demonstrou otimismo com a assinatura do acordo e se colocou à disposição do grupo português, inclusive manifestando a intenção de alugar um helicóptero para sobrevoar o terreno na mesma data.
Encanto do Terreno e Potencial Turístico
Em novembro de 2023, Jorge Rebelo e sua equipe visitaram a área que será oficialmente doada ao grupo. Acompanhavam-no Bárbara Botega, atual Secretária de Cultura e Turismo de Minas, e Alcimar Barcelos, ex-secretário de governo de Brumadinho. Durante a visita, ficou evidente o interesse do empresário pelo terreno localizado a apenas 4 quilômetros de Inhotim. “Jorge Rebelo ficou encantado com a localização. São 10 hectares situados no alto de um morro, cercado por uma vegetação exuberante e com uma vista espetacular. Daquele ponto é possível avistar a Serra da Moeda, a cidade e até o lago da represa do Rio Manso. A proposta dele é garantir que todos os quartos do resort tenham vista para o lago”, ressaltou Alcimar Barcelos.
Na cerimônia realizada em Ouro Preto, Bárbara Botega recordou a expedição ao terreno e celebrou a finalização das tratativas: “Fiquei muito contente ao saber que a experiência que estamos vivendo aqui em Ouro Preto vai ser reforçada com o Vila Galé Brumadinho, que promete ser um lugar maravilhoso. Lembro-me de ter explorado o local com o doutor Jorge, passando por debaixo de cercas de arame farpado. Aprecio imensamente o suporte da prefeitura de Brumadinho nessa parceria. Estou convencida de que será um destino muito interessante, ligando Ouro Preto com seu legado histórico à arte contemporânea que Inhotim oferece”.
Expectativas para o Futuro do Turismo
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, parabenizou Jorge Rebelo pela finalização das suítes do Vila Galé Collection Ouro Preto e desejou sucesso ao novo empreendimento em Brumadinho. “Estou certo de que formaremos uma parceria que fará deste roteiro uma realidade concreta – transitando do século 18 para o século 21 em Inhotim ou vice-versa, saindo do século 21 para o século 18 em Ouro Preto. Parabéns, doutor Jorge, e ao Vila Galé, que é o que há de melhor e um verdadeiro farol que ilumina os caminhos do turismo no futuro de Minas Gerais, especialmente na região das cidades históricas”.
