Nova Ponte Estaiada Promete Melhorar a Mobilidade Urbana em Toledo
No final de janeiro, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, formalizou um convênio com a prefeitura de Toledo para a construção de uma ponte estaiada na Rua Coroa do Norte. Esta cidade, reconhecida como a “Capital do Agronegócio” e famosa por seu tradicional porco no rolete, receberá um investimento de R$ 47 milhões, viabilizado pela Secretaria das Cidades.
A Ponte Estaiada da Coroa do Norte, que será erguida sobre o Rio Toledo, tem como objetivo principal melhorar a mobilidade urbana local, além de se tornar um novo ponto arquitetônico significativo para o município. Segundo o projeto, a estrutura terá 230 metros de extensão e 160 metros de altura, ligando as avenidas José João Muraro e Maripá, o que irá contribuir para a redução do tráfego nas vias centrais da cidade.
“Assinamos hoje o convênio da ponte estaiada, que é uma obra muito importante para o município. Ela vai promover uma grande integração entre as duas regiões da cidade. É uma obra que teve um projeto fantástico. Estamos tratando também do início de novas obras para Toledo, que é uma cidade muito importante para o Paraná, que tem uma contribuição econômica muito forte”, afirmou o governador.
Por curiosidade, a nova ponte contará com faixas exclusivas para veículos, ciclistas, pedestres e cadeirantes, além de mirantes para que os visitantes possam apreciar a beleza natural da região. Essa será a quarta ponte do tipo estaiada no estado, juntando-se às já existentes em Curitiba, Foz do Iguaçu (Ponte da Integração Brasil – Paraguai) e Guaratuba. A expectativa é de que as obras tenham início no primeiro semestre de 2026.
Novos Investimentos no Setor de Infraestrutura do Paraná
Reconhecendo a importância de facilitar o fluxo de trânsito e a mobilidade urbana, Ratinho Junior também anunciou um convênio para a pavimentação de uma estrada vicinal, além da autorização de edital para a pavimentação de vias urbanas por meio do programa Asfalto Novo, Vida Nova. Esses novos investimentos totalizam outros R$ 94 milhões.
“É desenvolvimento focado nas pessoas, pensar em fator de competitividade e atratividade de investimento, mas também na qualidade do serviço oferecido. É integração, solução de conflitos, possibilidade de melhor escoamento, mais qualidade no atendimento à população de Toledo e do Paraná. A gente está em uma transformação tecnológica que leva a transformações em todos os sentidos”, acrescentou o prefeito de Toledo, Mario Costenaro.
