Ação Integrada Entre Polícias do Espírito Santo e Rio de Janeiro
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Cargas (DECCTC), uniu esforços à 146ª Delegacia de Polícia Guarus, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), para desencadear uma operação na manhã desta quarta-feira (05). A ação, que teve como foco o cumprimento de mandados de busca e apreensão, foi autorizada pela Justiça fluminense e visa desmantelar uma investigação que apura o desvio de uma carga avaliada em R$ 500 mil, ocorrido no último dia 10 de outubro, em Guarapari.
As operações aconteceram em várias localidades, incluindo Vila Velha, Cariacica e Serra, resultando na prisão de um homem de 37 anos e na apreensão de parte da carga roubada. Além disso, um caminhão, que apresentava sinais de adulteração, foi apreendido durante a ação.
No bairro Campo Verde, em Cariacica, um galpão que funcionava como oficina de caminhões foi um dos focos da operação. No local, os policiais encontraram uma cabine de caminhão com etiquetas removidas e um motor que apresentava sinais de lixamento, reforçando as suspeitas de que o grupo criminoso também estaria atuando na adulteração de veículos. Diante do cenário, a Delegacia Especializada em Roubo e Furto de Veículos (DRFV) foi convocada para apoiar as investigações e, posteriormente, confirmou a adulteração do caminhão. Uma cabine com restrição judicial foi localizada e o proprietário do galpão foi detido em flagrante pelo crime de adulteração de veículo automotor.
Leia também: Foragido da Justiça do Rio é Capturado pela PCES em Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: Operação Freedom: 35 presos e 1 morto em ação contra o Comando Vermelho na Bahia
Fonte: vitoriadabahia.com.br
Investigação em Andamento e Novos Desdobramentos
Segundo o delegado Chrithian Carvalho Waichert, titular da DECCTC, um dos indivíduos investigados pela PCERJ, alvo dos mandados de busca, também está sendo investigado pela DECCTC. Ele é suspeito de estar envolvido em um crime de furto e desvio de carga, ocorrido em 15 de outubro, também avaliado em R$ 500 mil. Na ocasião, um motorista foi preso após registrar um boletim de ocorrência falso, simulando um roubo, o que levou à realização simultânea das operações.
Durante o dia, as equipes de polícia continuaram a cumprir diligências em outros locais, com o intuito de localizar mais cargas desviadas. No bairro Colina da Serra, os agentes identificaram um homem que anunciava produtos provenientes do crime em um site de vendas. Em sua residência, foi recuperada parte do material roubado, incluindo dois fogões, três condensadores de ar e seis evaporadores de ar. O responsável pelo armazenamento não se encontrava nas proximidades, mas foi intimado a comparecer à Delegacia para fornecer esclarecimentos adicionais.
As investigações continuam em andamento, com o objetivo de identificar outros envolvidos no esquema criminoso, incluindo os receptadores, e de recuperar a totalidade da carga desviada. Após as formalidades legais, o homem preso foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanecerá à disposição da Justiça.
