Um Encontro Imperdível na Animação
Vila Velha de Ródão se prepara para receber a 24.ª edição da Festa Mundial da Animação, que ocorre de 24 a 28 de outubro. Esta é a terceira vez que a Casa da Animação promove o evento, que este ano não se estenderá até a capital do distrito, Castelo Branco. De acordo com Regina Machada, vice-presidente da Casa da Animação, a programação continuará a focar em atividades voltadas para o público infanto-juvenil da região, além de oferecer uma gama de masterclasses e workshops para estudantes e profissionais da animação. “Estamos comprometidos em oferecer experiências enriquecedoras”, afirma Machada.
Dentre as novidades, destaca-se o portfolio review, agendado para o dia 24, que proporcionará a oportunidade de interação entre os participantes e os profissionais convidados. Entre eles estão Isabela Littger e António Soares Neto, um casal brasileiro que vive atualmente em Paris. Eles conduzirão, respectivamente, uma masterclass sobre a criação de histórias, utilizando a curta-metragem ‘Blind Eye’ (2019), e um workshop sobre a elaboração de storyboards.
Convidados Especiais e Premiações
Além de Littger e Soares, outros convidados ilustres marcarão presença na Festa. O animador e realizador Rodrigo Goulão de Sousa, também radicado na França, e o historiador Xavier Kawa-Topor, responsável pela NEF Animation, estão entre os destaques. Estes especialistas integrarão o júri que selecionará o vencedor na categoria Profissionais do Prémio Nacional da Animação (PNA), que chega à sua 12.ª edição este ano.
Os concorrentes ao prêmio são obras notáveis como ‘A Cada Dia Que Passa’, de Emanuel Nevado; ‘Lina’, de Margarida Madeira; e ‘Cão Sozinho’, de Marta Reis Andrade. Em um total de oito nomeações, as produções foram feitas principalmente neste ano, com exceção de uma, cuja finalização ocorreu em 2024, mostrando a relevância e a vitalidade do setor de animação.
Programação Diversificada e Foco em Filmes
A programação da Festa inclui duas categorias competitivas adicionais: filmes de Escolas e de Oficinas, com 14 e 11 títulos, respectivamente, todos produzidos nos últimos dois anos. O júri será composto por Juan Pablo Zaramella, aplaudido por sua curta ‘Luminaris’, que também realizará uma masterclass sobre animação em stop-motion, e a realizadora russa Varya Yakovleva, que abordará a ilustração sob o tema ‘Imperfeição e Liberdade’. O português António Soares Neto liderará mais um workshop sobre storyboards.
A exibição de filmes será o elemento central da programação, que ocorrerá na Casa das Artes e Cultura do Tejo durante os seis dias do evento. No sábado, dia 25, às 19h, serão revelados os vencedores do PNA nas três categorias e na votação do público. Essa sessão especial ainda vai celebrar os 30 anos da curta-metragem ‘Estória do Gato e da Lua’ (1995), de Pedro Serrazina, com uma exibição do filme e um recital musical de Rui David e Isaque Ferreira.
Troféus e Reconhecimento ao Talento Nacional
Os quatro vencedores do PNA receberão um troféu exclusivo, pensado por Abi Feijó, que é um renomado realizador de obras como ‘Oh, que Calma!’ e ‘Os Salteadores’. O troféu, que remete a um mutoscópio – um precursor do cinema criado em 1894 – simboliza a importância da animação e de suas raízes. Este dispositivo oferecia imagens em movimento para um espectador por vez, similar ao cinetoscópio de Thomas Edison.
Os troféus não apenas reconhecem o talento dos vencedores, mas também fazem referência a outras obras marcantes de Abi Feijó, como ‘História Trágica com Final Feliz’ (Regina Pessoa, 2005) e ‘Amélia e Duarte’ (Alice Guimarães e Mónica Santos, 2015), que celebram datas significativas em sua carreira.
A exibição dos filmes premiados ocorrerá no domingo, às 17h, com a expectativa de um público mais amplo. Na sessão matinal, destinada a famílias, será apresentado o longa-metragem francês ‘Calamidade’ (Rémi Chayé, 2020), que retrata a infância de Calamity Jane, uma figura emblemática do Velho Oeste americano.
