Uma Celebração Teatral em Alhandra
No coração da vila de Alhandra, a Sociedade Euterpe Alhandrense dá início à primeira edição do TelhAL – Festival de Teatro de Alhandra. O evento acontece entre os dias 17 e 26 de outubro e destina-se a celebrar a rica memória teatral da localidade, ao mesmo tempo que projeta novas perspectivas para o futuro.
Mais do que uma simples exibição de peças, o TelhAL propõe um verdadeiro encontro intergeracional e comunitário. Durante dez dias, o festival reúne no mesmo espaço a criação, formação, partilha e celebração da arte teatral. O público terá a oportunidade de assistir a uma variedade de espetáculos com a participação de grupos locais e convidados especiais, incluindo o renomado Teatro dos 7 Lemes, o Re/Criar – Grupo de Teatro do Grémio Dramático Povoense, e o Curso Livre do Conservatório Regional Silva Marques. Um dos destaques será a estreia da nova criação “Histriónia (A Trégua)” pelo Grupo de Teatro Esteiros.
Além das apresentações, o TelhAL oferece aulas abertas e gratuitas, que requerem inscrição prévia, para todos aqueles que desejam explorar o palco e vivenciar o mundo do teatro através de uma abordagem prática. Em uma adição à programação, todos os sábados, às 21h00, o público é convidado a participar de visitas guiadas à exposição em homenagem aos 50 anos do Grupo de Teatro Esteiros, uma oportunidade valiosa para revisitar a rica história e o legado teatral da vila.
A organização do festival destaca que o TelhAL simboliza um abraço entre gerações, promovendo o reencontro de aqueles que já brilharam nos palcos ao lado de novos talentos que sonham em pisar as tábuas pela primeira vez. É uma promessa de continuidade e crescimento, com o firme propósito de fortalecer, a cada edição, a relevância do teatro como um espaço de comunidade, memória e criação.