Inovação Sustentável na Educação
Um desafio recorrente nas grandes cidades se tornou uma solução inovadora nas mãos de alunos de uma escola pública em Vila Velha, Espírito Santo. Afetados pelos constantes alagamentos, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francelina Carneiro Setúbal desenvolveram um filtro ecológico para bueiros, instalado nesta sexta-feira (17) na própria escola e na rua em frente à instituição.
Esse sistema de escoamento inovador atua retendo resíduos sólidos, um dos principais responsáveis pelo entupimento dos bueiros e, consequentemente, pelos alagamentos. O projeto utiliza materiais sustentáveis, como canos de PVC, telas de plástico e pneus reciclados. A iniciativa é fruto do programa de iniciação científica Shell NXplorers, que incentiva os alunos a identificar problemas locais e desenvolver soluções focadas em sustentabilidade.
A professora de Biologia, Priscila Lima, que acompanha o projeto, relata que a ideia surgiu durante atividades do programa. “Os professores formam uma equipe de estudantes para pensar em problemas da escola ou da comunidade. O alagamento foi o tema escolhido, e a solução proposta foram os ‘ecobueiros’”, explicou Priscila, ressaltando a importância do engajamento dos alunos.
Leia também: Uema Participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com Foco em Sustentabilidade
Fonte: curitibainforma.com.br
Leia também: 14º Congresso Amapaense de Iniciação Científica: Inovações de Jovens Pesquisadores
Fonte: amapainforma.com.br
A implementação do bueiro ecológico envolveu várias etapas, com a colaboração da Prefeitura de Vila Velha e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Após a identificação do problema, desenvolvemos metodologias para explorar o tema, criar cenários e propor soluções viáveis”, detalha a professora.
Com um design funcional, o material utilizado no ecobueiro foi projetado para garantir durabilidade e manutenção simplificada. “Acreditamos que otimizará o trabalho das equipes de limpeza da escola e dos serviços urbanos. Para remover o lixo acumulado, basta retirar a tampa do bueiro e descartar o material na lixeira”, explicou Priscila Lima.
A responsabilidade pela manutenção dos ecobueiros foi dividida: a escola cuida dos que estão no ambiente escolar, enquanto os instalados nas ruas estão sob a responsabilidade da prefeitura.
Impactos Sociais e Pedagógicos
Além dos benefícios ambientais, o projeto gerou impactos significativos em termos pedagógicos e sociais. “Os alunos se tornaram protagonistas, envolvidos não apenas na construção do projeto, mas também em campanhas de conscientização. Em cada local onde os ecobueiros foram instalados, eles realizaram pinturas artísticas para engajar a comunidade”, ressaltou a professora.
A estudante Ana Alamon, uma das idealizadoras da iniciativa, compartilhou como a ideia se desenvolveu a partir das ferramentas do programa. “Analisamos o que nos incomodava na comunidade e concluímos que os alagamentos afetavam até a frequência dos colegas na escola”, revelou.
Segundo Ana, o trabalho em equipe foi intenso e colaborativo. “Foi uma experiência agitada, mas sinérgica. Todos colaboraram e mantiveram uma comunicação constante”, contou a estudante, mencionando que a turma chegou a criar cinco protótipos diferentes antes de decidir pelo modelo final.
O aprendizado coletivo também foi uma das lições mais relevantes do projeto. “Aprendi que nada se faz sozinho. Durante o processo, entendemos que, para conscientizar a sociedade, é essencial que primeiro nos conscientizemos”, afirmou Ana Alamon, refletindo sobre a experiência enriquecedora.